https://sonhospoesiaseversos.blogspot.com

terça-feira, 11 de junho de 2019

MINIPOEMAS (RECADOS PARA A VIDA)

MINIPOEMA
(RECADOS PARA A VIDA)
Raymundo Cortizo Perez

1
O teu amor levou tempo, mas o tempo levou.

2
Ela é fogo e nesse fogo me queimo.

3
Quando mataram Marielle Franco as cores do arco-íris
se tingiram de um só cor, vermelho.

4
Nem tudo depende de nós, da nossa vontade,
da nossa esperança em mudar uma pessoa,
quando não podemos fazer que alguém que amamos,
nos ame, então, paramos de insistir no que só dói,
no que nos faz sofrer. A nossa alma agradece
quando paramos de fazê-la sofrer, chorar...

5
Eu fui apenas mais um,
nunca fui o amor dela,
ela nunca me amou.

6
Eu desejo que os teus sonhos te levem,
onde o teu coração é feliz.

5
Quando o amor acaricia a alma,
em silêncio, o coração fala
o que só o coração ouve.

6
Juliana, é um encanto,
uma doçura, pura ternura,
pedra no meio do caminho,
caminha métrica nos olhos,
sorriso que rima,
o corpo arde em versos.
És a beleza que se chama mulher,
a mais bela poesia que o sol já viu brilhar.

7
O homem só é transformado quando o seu coração é tocado,
afinado pelo amor;
o homem e o amor não é instrumento musical,
é uma orquestra e ao mesmo tempo,
é também maestro,
sempre disposto a ensinar e aprender,
é mestre.

8
Não houve antes nenhum amor igual a ela,
e depois,
nunca houve outro amor igual ela.

9
Não te falo algo bonito,
mas falo o que é sincero.
O meu carinho é infinito,
o meu amor é verdadeiro.

10
Para multiplicar o amor, é preciso dividi-lo.

11
Por traz
de
toda má
intenção,
uma outra
bem
pior.

12
Sofri muitas decepções e grandes desilusões
na vida;
mas nenhuma tem a importância, e nem supera
as grandezas dos gestos de amor
que a vida me deu.

13
Fez-se eco
O Nome da Rosa
de Umberto Eco.

14
A força que rege o universo,
não é diferente, nem é mais e nem é menos,
é exatamente, assim:
Tudo o que o homem semear, ele colhe.
Tudo que dá, ele recebe.
Tudo o que faz aos outros, a si mesmo faz.

15
Na noite passada ela não dormiu.
De manhã cheia de frustração e rancor,
jogou o preservativo intacto na embalagem, no lixo.
Na noite seguinte ela dormiu sob efeitos de calmantes.
A vida e o fato virou rotina,
a depressão chegou e deu ponto final.

16
Nunca conseguiu sentir
qualquer sentimento por ela.
Apenas sentia desejos, prazer...
Sofreu gozando.

17
Quando uma pessoa errar não a julgue, não a condene.
Na mesma situação o seu erro poderia ser maior e pior;
portanto, acenda uma luz diante dela com o seu exemplo.
O exemplo educa e ensina, é uma luz que guia.

18
O padre Santo,
de tão santo que era, era santo até no nome.
Ouvia no confessionário, a confissão, em silêncio
e em oração.
Porém, ficou desconcertado e perdeu a comunhão,
quando descobriu o nome dela,
que não era Maria Elízia, mas Elízio Mário.

19
No fim do fim do caos, é o cais.

20
O que se ouve não é o que houve.

4 comentários:

  1. Magníficos recados para a vida amigo poeta, todos ficaram excelentes! É sempre um prazer passar aqui para ler seus textos, bem elaborados e inspirados, aplausos! Que meu abraço de carinho chegue até você, Liana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Liana, é sempre uma honra, alegria e muitos mais... ver os seus comentários aqui. És uma pessoa incrível, também uma poetisa notável, e uma amiga muito querida. Venha sempre. Gratidão.

      Excluir
  2. Todos são ótimos e belos recados, amigo, mas eu me identifiquei mais com o poema 12. E os dois últimos, o 19 e o 20, achei engraçados. Sempre é muito bom ler seus poemas, aqui e nas redes sociais. Me divirto e me emociono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FICO FELIZ EM VER SEMPRE OS SEUS COMENTÁRIOS, TU ÉS UM AMIGÃO DAQUELES QUE GUARDAMOS NO LADO ESQUERDO DO PEITO A SETE CHAVES. MINHA GRATIDÃO POR VISITAR E COMENTAR E SOBRETUDO PELA SUA AMIZADE.

      Excluir

Deixe o seu comentário: