https://sonhospoesiaseversos.blogspot.com

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

VIDA E SONHOS

BLOG DO POETA
VIDA E SONHOS
Raymundo Cortizo Perez

Não quero a riqueza léxica,
não sou fiel às estrofes clássicas,
antes sim, infiel convicto,
amo a amante e todas as suas matizes
metafóricas variantes...
Busco a beleza e sua essência.
Busco a perfeição informal.
Quero a realidade e o cotidiano.
Quero o simples, quanto mais simples
é simplesmente autêntico. 

...

Igual parece ao infinito quem a tua frente
vê-se sentado, e feliz se sente,
ouve a tua voz suave,
suave o teu sorriso.
No peito o meu coração se parte,
só em olhar-te,
nem minha voz soa,
só o silêncio e me calo.
Fogo inútil me consome todo,
meus olhos vagam sem rumo.

...

As chicotadas da vida
 o meu lombo engrossaram.
Pauladas e pedradas
os meus ossos não quebraram.

Palavras...
As palavras muito me machucaram
feito fogo em brasa me marcaram
e foram tantas, tantas...
que a vida não sabe me explicar quantas...
fiquei sem ar, sem respirar,
 com fome e sem água, refeição de mágoa
sou pele e osso, meus sonhos um escuro posso,
luz negra da ingratidão - ferida exposta coração.

...

Era noite escura, sem estrelas
e sem luar,
mas eu as via pensando
no seu olhar.

...

O amor é esse exagero da mentira:
A boca que te beija é a mesma que te xinga,
a mão que te afaga é a mesma que te bate,
quem te faz juras é quem te abandona
e esquece.
O amor, certamente que sim,
é o exagero da mentira.

...

Tudo o que foi já não é mais, nem minha fé
que já não se assenta mais em bancos de igrejas.
Nem a dor que me doía já não me dói mais,
e o que eu dizia ser amor já não me é mais.
Tudo o que foi já não me é mais...
Restaram os sonhos e a alegria de viver
que como borboletas voam comigo,
e o meu coração já me é só amor.
O amor que brilha num sol de um novo dia.
Tudo o que já foi não é mais...

...

Há mais lua do que sentimentos
na poesia que te escrevi.
Há coisas tão lindas,
tão puras que a poesia não sabe descrever.

...

No jardim...
a saudade como se fosse uma flor,
vive em seu perfume.

...

Em março o marco ficou no golpe.
Bússola que faz com que caminhemos
numa incerta viagem...
Febre que cresce entre sete aços,
sente ventres,
sete rosas dos ventos,
sete lumes,
sete mares,
sete cavaleiros apocalípticos,
Ópio patrióticos,
mentira verde-oliva.
Mas a poesia no ventre da terra
germinará e conceberá a liberdade.

...

O amor de um olhar,
o marinheiro nasce do mar,
o vento do ar,
o pão nasce da farinha,
a poesia escrita ou não
nasce da vida,
quando ela não é vazia.

...

Na vida
                  tenho alguns
poucos amigos
                e outros tantos
tontos vícios....

...

Acabou...
         Passou o dia e chegou a noite,
         não chegou pela manhã,
volta amanhã,
disse a indiferença numa sentença,
tensa e transbordando tristezas,
a menina chorou
a primeira lágrima de amor.

...

No meio
                do Brasil
passa um poema
cortando,
cantando o Brasil
de ponta a ponta.

...

A siriema em seu canto
longo e estridente, meteorológico,
faz a previsão do tempo:
Tempestade de saudade.

...

Os nós...
Amarrados
em nós
os laços do amor.

...

Não lhe tiro do sério.
Com jeito, tiro-lhe a roupa.
Despida de tudo, nua...
Tiro-lhe o fôlego, o fogo.

...

Entre a semente e a flor
está a germinação,
o intervalo do fruto,
o amor...

...

Tão felizes
árvores e amores
enquanto têm raízes
têm frutos e flores.

...

Na poética,
o verso faz o poeta
que o poeta faz.

...

Na vida...
O amor é um caminho,
o adeus também é um caminho,
diferente.
Ambos devem ser pensados.
Nem todos os caminhos tem travessia.

...

Como se fosse uma loteria,
um certo dia,
toda empetecada feita barraca de camelô,
ela comunicou ao marido
o seu pedido de divórcio em caráter irreversível,
irrevogável...
Ele não sabia de ria ou se chorava.
Chorou de tanto rir...

8 comentários:

  1. "Tão felizes
    árvores e amores
    enquanto têm raízes
    têm frutos e flores." sem raizes as árvores caem e morrem... assim são os amores...
    Vou partilhar se o Raymundo permitir!
    Gostei de ler!
    Beijinho de poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode partilhar. minha gratidão pelo seu carinho e generosa amizade. Seja sempre bem-vinda

      Excluir
  2. Olá,
    Meu parceiro, estou levando mais uma obra de arte para compartilhar com os leitores e seguidores do BLOG DO PARCEIRO:

    https://josenidelima.blogspot.com/2019/09/vida-e-sonhos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo parceiro. é uma grande honra ver os meus poemas em seu blog, um dois mais lidos e dos mais seguidos, agradeço a sua generosidade

      Excluir

Deixe o seu comentário: